terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Lex orandi, Lex credendi!


Lex orandi, Lex credendi!
(a norma da oração é a norma da fé)

Essa é uma máxima em latim que também pode ser traduzida como “o Que se ora é aquilo que se Crê”. Mais quero fazer uso dessa máxima, que considero corretíssima, para aplicar em outra parte da Liturgia da igreja Evangélica Contemporânea, que é a música congregacional.
A música é um meio de se imprimir aquilo que se deseja com mais facilidade na mente de alguém, para que em outro momento se torne sua prática. Quem não se lembra de alguns jingles, tocados nas ruas em tempo de campanha eleitoral. (“Lula, lá brilha uma estrela...”) Algumas propagandas que ficam impregnadas em nós de tal forma que muitas vezes a sugestão se transforma na única maneira de fazer determinadas coisas (pipoca com guaraná, ou pizza).
No meio evangélico já há algum tempo a teologia, ou as nossas crenças e doutrinas não emanam mais das Escrituras, mais muitas vezes das músicas que cantamos. Neste sentido não adianta o pastor, que comprometido com as Escrituras falar meia hora sendo que 1 hora antes as pessoas estiveram cantando músicas que não passam nem por uma análise superficial, se confrontadas com as Escrituras. Com toda certeza o que tem mais facilidade para gravar é aquilo que se diz cantando.
Desde que o meio gospel virou a maneira mais fácil de tirar alguns “artistas” do anonimato, parece que a enxurrada de falsas crenças tem invadido as igrejas de maneira avassaladora. Num dia o “fulano” estava cantando em uma banda secular, no outro dia ele “encontrou Jesus” e já no outro dia bem assessorado pela já famosa “cobertura espiritual” de algum pseudopastor à caça de projeção também, lançam o mais novo trabalho com músicas que foram compostas em uma semana, a toque de caixa, porque as igrejas anseiam por aplaudir como se fosse circo a “mais nova aquisição do reino de Deus”.
Há alguns dias estava vendo um programa pela manhã onde Cláudia Leite estava dando falando sobre sua carreira e aproveitando dando dicas de espiritualidade. Neste momento ela solta uma pérola. Segundo ela, o texto que diz mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita e tu não serás atingido, está se referindo ao momento que a família se reúne em torno de uma refeição, porque este momento é sagrado e nada pode atingir a família unida. Alguns “cristãos” neste momento podem ter dito “amém”. Mais sinto informar que o que ela fez foi o mesmo que satanás, retirando parte do texto para aplicar de modo errado. Quando Jesus estava sendo tentado no deserto, satanás usou este texto mandando ele se atirar do pináculo do templo. Mas o texto diz que Deus dará ordem aos anjos para guardarem em todos os caminhos daqueles que estam à sombra do Onipotente e habita no esconderijo do altíssimo. Ou seja, tem haver com a vida dedicada àquele que te guarda. E a melhor maneira de dedicar-se a Deus é conhecê-lo através da sua Palavra.
Citei este episódio, só para ilustrar que o evangelho tem virado uma colcha de retalhos onde cada um coloca seu pedaço do jeito que acha certo. E isso tem acontecido na sua maior parte através da música. Veja estes exemplos:
1) “Te dou poder para pisar
Em serpentes e escorpiões
Todo poder do inimigo
Não prevalecerá a a a
Pisa na cabeça do diabo...
Pisa na cabeça do diabo...
Pisa na cabeça do diabo...
Em nome de Jesus
Pisa, pisa, pisa nele
Pisa, pisa, pisa nele”.


2) “Minhas provações não são
Maiores que o meu Deus
E não vão me impedir de caminhar.
Se diante de mim, não se abrir o mar
Deus vai me fazer andar por sobre as águas
Rompendo em fé,
Minha vida se revestirá do Teu poder
Rompendo em fé,
Com ousadia vou movendo o sobrenatural
Vou lutar e vencer, vou plantar e colher,
A cada dia vou viver Rompendo em fé.”

No primeiro exemplo, o autor nunca deve ter lido Judas. Portanto nem vou gastar tempo discutindo as bases teológicas de sua música. No outro exemplo, me vem à mente a história de Elias. Um homem usado por Deus, entrega uma mensagem curta e grossa e Deus o manda fugir. Logo após ele se encontra em Querite sustentado por um corvo e bebendo água numa fonte que logo a seguir seca. Depois ele anda 150 km até Sarepta para ser sustentado por uma viúva pobre. Logo Depois de ver Deus se manifestando no Carmelo ele se encontra deprimido debaixo de uma Giêsta onde é sustentado por anjos com pão e água. Logo Depois anda 40 dias e 40 noites, tudo para cumprir os propósitos de Deus. Tudo que Elias faz é obedecer a Deus. Ele nao rompe em fé e vai enfrentar Jezabel. Ele não move o sobrenatural e sai da caverna por conta própria e enfrenta Acabe. Sei que a música é boa para cantar e quem está com problemas sai dali dizendo que vai vencer e um monte de coisas mais. Mais sinceramente você não acha que estão confundindo evangelho com auto-ajuda, sendo que precisamos como diz o rev. Hernandes Dias Lopes,de ajuda do alto.
Antes que pensem o contrário, creio em um Deus que faz milagres, como creio num Deus que se for para o nosso bem ficaremos 3 anos fugindo ou pasasndo pela fornalha de Sarepta.
Estamos vivendo o evangelho do grito. Há muito tempo tive uma experiência fracassada de Karatê. Me lembro que o intrutor dizia que quando aplicasse o golpe era para soltar um grito, assim você intimidava seu oponente. Como sempre tive vergonha disso, não fui muito bem sucedido na minha carreira de atleta. Mais logo fiz a associação como o que se faz nas igreja hoje. O famoso “ministro de Louvor” tenta imprimir suas crenças enquanto canta, soltando gritos estranhos com ordens também estranhas. Quem nunca ouviu “Dê um brado de vitóriaaaaaa”, “aleluiaaaaaa, você é mais que vencedor!”, “vamos saquear o infeeeeeeerno”. Tenho muita dificuldade de ver o Apóstolo Paulo gritando assim, pois quando ele diz que somos mais que vencedores ele condiciona à expressão “em todas estas coisas”(tribulação, angústia, perseguição, perigo, espada). Quando Paulo foi decapitado, sinceramente você consegue vê-lo dizendo não aceito isso, declaro que está amarrado toda intenção de por a mão em mim que sou ungido do Senhor! Com certeza você se lembra de Paulo dizendo “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé.” II Tm.4.6,7
Quero só destacar as palavras de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. “Pai se queres, passa de mim este cálice, contudo não se faça a minha vontade e sim a Tua”. Lc.22.42.
O que se canta é aquilo que se crê. Perceberam o perigo que nós estamos correndo deixando que qualquer coisa seja cantada nas igrejas só porque está “bombando na mídia”. É mais difícil entrar no seu quarto e ler a Bíblia do que ir com os amigos no show gospel, ouvir a já famosa “ministração”, chorar, rir, pular e voltar pra casa achando que Deus está orgulhoso de você, pois você deu gritos e colocou o diabo pra correr, determinou a benção sobre você e sua família, não aceitou o diagnóstico de enfermidade, etc.
Lex orandi, Lex Credendi! O Que se ora é aquilo que se crê.
Sola Scriptura!
Rev. Rubens Cirqueira

Nenhum comentário: