quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Como será o amanhã!


O que será que vai acontecer em sua vida em 2010? Como será o ano novo para você? Será que seus antigos sonhos serão realizados? Você será promovido? Despedido? Terá saúde perfeita ou enfrentará algum tratamento breve? Você enfrentará algum conflito familiar ou será um ano de paz e amor? Por falar em amor; você que está solteiro ou solteira por tanto tempo encontrará em fim o seu grande amor?
Milhares de perguntas podem ser feitas sobre sua vida. Todo fim de ano a liturgia das adivinhações se repete na televisão, rádio, jornais e revistas. São pessoas que atribuem a si mesmas a incrível capacidade de descobrir o futuro, desvendar segredos, revelar coisas que estão ocultas com promessas que se multiplicam. Uma boa parte da população sedenta abre a boca e bebe as palavras, as alquimias, as fórmulas e peças jogadas como se elas pudessem lhes dar a garantia de um futuro melhor.
Quando um teólogo quer descobrir a fé de um povo ele anda pelas ruas da cidade, ouve as conversas, lê os jornais e assiste aos programas de televisão. Mas principalmente analisa as músicas populares e sua arte. Assim, neste processo de interação e integração o pesquisador percebe a confissão de fé de um povo. Existe uma música popular brasileira que fala muito bem sobre esta busca acerca do futuro. A música se chama “Amanhã” (compositor: João Sérgio). Brilhantemente interpretada por Simone esta música fala sobre a fé de uma pessoa que deseja saber sobre seu futuro. Ela está cheia de dúvidas; será feliz? Como será o seu destino? Na busca por respostas esta pessoa se entregou à cigana que leu o destino, aos búzios, à cartomante, à mensagem zodiacal, à bola de cristal e até sonhos ela teve sobre o seu futuro. Mas nada trouxe mais certeza do que a afirmação final, o clímax: “o meu destino será como Deus quiser!”
Esta música é um retrato perfeito do sentimento que mais forte ou menos intenso está em seu coração e no de milhões de homens e mulheres pelo mundo. Como será o amanhã? O cristão não deve peregrinar pelo universo esotérico para buscar sua confissão. Muito menos descobrir nas músicas populares as respostas para seus questionamentos. Assim como existem músicas que falam o que é correto, outras são fontes inesgotáveis daquilo que Deus condena. O melhor caminho é olhar para Deus e para a Sua Palavra.
Deus é quem nos dá esperança sobre o que virá; há esperança para o teu futuro, diz o Senhor” (Jr 31.17). Quando Deus faz uma afirmação sobre o futuro é porque Ele está no controle de sua história e de toda a humanidade. Em Provérbios 16:33 encontramos a seguinte declaração: “ a sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão”. Observe o que o texto diz: “toda decisão”! Para concluir, é bom lembrar as palavras de Deus em Tiago 4.13-15: “Atendei, agora, vós que dizeis: hoje ou amanhã iremos para tal cidade....Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”.
Planeje, sonhe, lute, construa um ano de 2010 cheio de vitórias, mas saiba que só o Senhor conhece o seu destino. O amanhã pertence a Deus! Por estar nas mãos de Deus nosso amanhã será maravilhoso e cheio de bênçãos!
Deus abençoe sua vida e família com muita alegria e paz em 2010!


Autor : Rev. Leonardo Sahium

Nenhum comentário: