quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Qual Curso? Qual Profissao?




Estas são perguntas cruciais que precisam ser respondidas por muitos jovens cristãos em tempo de vestibular. A resposta dependerá da cosmovisão de cada um. Antes de responder às perguntas mencionadas acima o jovem cristão precisará responder perguntas tais como “Para que eu existo?”; “Por que eu estou aqui?” e “Qual é o fim principal do homem?”.

A mentalidade de nossa sociedade de consumo entende que nós existimos para consumir e para aproveitar a vida. “Consiga tudo o que puder”. “Desfrute tudo o que conseguir” Eis as máximas que governam a vida neste mundo. Para a mentalidade posmoderna consumir e aproveitar são o fim principal do homem.

E, por estarem inseridos e mergulhados nesta mentalidade consumista, muitos jovens cristãos escolhem a direção de seus estudos com base no prestígio e na posição futura. A maioria dos jovens, influenciados pela mentalidade consumista, vão para o campus universitário fazendo a seguinte pergunta: “O que posso conseguir aqui que facilite o meu consumo e o meu prazer?”

Todavia, segundo a Escritura, Deus criou os seres humanos a sua própria imagem, de modo que a sua glória pudesse ser demonstrada, conhecida e desfrutada por eles. E esta verdade deveria nortear todas as áreas da nossa vida, inclusive a escolha que fazemos da faculdade e da profissão.

Richard Baxter escreveu em seu livro “O Pastor Aprovado” o seguinte: “Os homens mais santos são os mais excelentes estudiosos das obras de Deus, e ninguém, exceto os santos, pode estudá-las ou conhecê-las corretamente. As obras de Deus são grandes e, eles as procuram para ter prazer nelas, mas não para si mesmos, mas para Aquele que os criou. O seu estudo de física e outras ciências não merecerá uma grande dedicação, se Deus não for a pessoa que você esteja procurando nele. Ver e admirar, reverenciar e adorar, amar e deleitar-se no Senhor, como exibido em suas obras – esta é a verdadeira e única filosofia… Esta é a santificação de seus estudos, quando são devotados ao todo poderoso, e quando Ele é o fim, o objeto e a vida neles.”

Eu sei que tudo isto pode parecer revolucionário e radical demais. Mas a fé cristã é de fato revolucionária e radical. Por isso, que tal considerar esta idéia radical e revolucionária? Que tal considerar que Deus te entreteceu no seio de sua mãe quando lá te formou de maneira assombrosamente maravilhosa (Salmo 139.13)? Que tal considerar que Deus te deu uma combinação exclusiva de dons, talentos, habilidades e desejos (Romanos 12 e 1 Coríntios 12)? Que tal considerar que o propósito de todas as coisas criadas é trazer glória e honra a Cristo e que Ele possa ter a supremacia sobre todas elas (Colossenses 1.16-18)?

E se criássemos os nossos filhos, não para estudar e trabalhar em alguma coisa simplesmente para nos deixar orgulhosos, mas se os criássemos para que pudessem descobrir o caminho de Deus para eles? E se nós os criássemos de tal forma que Deus pudesse utilizar os dons que lhes deu para a sua própria glória? E se os ensinássemos a fazerem as suas escolhas levando em consideração a supremacia de Cristo? Creio que tudo isso seria abençoadoramente revolucionário.

Nenhum comentário: