segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"O Sapo tem olho gordo mais so vive na lama"


Vindo para a igreja, vi essa frase colada no para-choque de um carro e fiquei pensando no quanto ela reflete o tipo de espiritualidade popular que vivemos no Brasil. Ainda mais porque ao lado desse adesivo, havia outro dizendo “Jesus Cristo é o mesmo hoje, ontem e sempre”.
O título desse editorial reflete uma crença comum até mesmo em pessoas que crêem no Jesus, da Bíblia. A idéia do “olho gordo”, popularizada em adesivos e em programas de humor é de que é preciso ficar em silêncio sobre nossos projetos e conquistas, pois a inveja e cobiça dos outros podem transformar nossa vitória em derrota. Esse olho tem um poder mágico de alterar o futuro e roubar nossas conquistas.
O mais curioso é que existem cristãos vivendo essas crendices populares, como se fossem verdadeiras. Eles até criaram um modo de adaptar a sua fé a essa realidade dizendo palavras mágicas evangélicas como “Tá amarrado” em atitude de defesa contra olhos gordos e afins. É Deus de um lado e o sapo de outro.
Esse problema não é novo. No Antigo Testamento, lemos que Deus alertou o seu povo para que quando entrasse em uma terra não tentasse moldar a sua fé às crenças locais. O plano do Senhor não era que essas duas espiritualidades convivessem, mas que a fé verdadeira fosse vivida e a crendice fosse tirada do meio do povo: “Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor” Josué 24.14.
Quando fomos comprados por Deus, não fomos comprados pela metade! Não nos tornamos “meio do Senhor”, mas ainda debaixo do poder dos deuses desse mundo. Somos integralmente dEle! A Bíblia diz que “aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca” I João 5.18b. O mal pode nos tentar para que olhemos o pecado com prazer, nos acusar de nossas faltas e tentar nos oprimir, mas não pode tocar em nossa vida deliberadamente sem a permissão do Rei Todo-Poderoso como se estivéssemos sob sua égide. Pertencemos ao Senhor!
Houve um homem na Bíblia que achou que era possível acender uma vela pra Deus e outra pro diabo. “Apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte” disse o rei Saul (I Samuel 28.7). No final, vimos que a adivinhação foi uma grande trapalhada e era melhor que o rei tivesse permanecido com sua posição inicial quando “eliminou da terra os médiuns e adivinhos”(I Samuel 28.9)
E práticas como “trabalhos espirituais” e coisas parecidas? “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; agora, se poderá dizer de Jacó e de Israel: Que coisas tem feito Deus” Números 23.23. Na linguagem popular: Não pega! Para o crente, o olho gordo precisa de dieta e os trabalhos são um mero gasto de dinheiro para quem o fez. Não nos deixemos envolver por esse tipo de crença tão popular e tão falsa. Para nós, isso não é algo a considerar.
Durmamos e vivamos tranquilos. Pertencemos ao Senhor!
Que Deus te abençoe!
Rev. Felipe Telles Ferreira

Nenhum comentário: