quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Simples, assim!!



Se existe alguma coisa que me deixa indignado com a alguns segmentos evangélicos é a sua relação com a arte. Expressões como “música do mundo” e “cinema é coisa do diabo” me arrepiam do pé a cabeça. É claro que temos que usar a peneira de Paulo (“julgai todas as coisas, retende o que é bom” - I Ts 5.21) com bom senso e bíblia na mão, mas daí a afirmar que toda expressão não-cristã é em si mesmo ofensiva a Deus é uma generalização errônea. Quantos de nós não tiramos boas reflexões a partir de livros, letras de músicas, idéias ou nos emocionamos a partir da beleza de um quadro ou uma melodia? Fico pensando no quanto a vida de alguns cristãos fica empobrecida quando não tem o seu olhar aguçado para ver a beleza do Deus perfeito através da criação de homens imperfeitos!
Essa semana fui impactado por uma história cheia de simplicidade e magia. O filme “Up – altas aventuras” narra uma jornada no mínimo louca de um vovôzinho viúvo ainda apaixonado por sua falecida esposa. Prestes a perder o lar onde viveu toda sua paixão, ele decide enche sua casa de balões de festa com gás hélio e voar dos Estados Unidos até a América do Sul realizando um sonho antigo do casal de conhecer uma cachoeira.
Com toda a diversão que o filme proporciona, o que é mais mágico na narrativa não são as cores vivas e a casa voadora, mas a cumplicidade e o tempo daquele senhor à sua companheira de anos. No coração dele, toda essa loucura não era apenas uma grande aventura. Era a realização do sonho da pessoa que tinha feito ele sonhar. Uma homenagem ao amor dos dois.
Aonde foi parar nossa simplicidade de desejar e viver a vida dessa maneira?
Hoje o tempo é um inimigo a ser batido. Já acordamos atrasados e cheios de pendências e as pessoas são o obstáculo que temos de atravessar para cumprir metas. Acabamos por dedicar muita atenção a muita gente, mas as pessoas que constroem histórias conosco são as primeiras a ficar de lado. Quando são acionados, é de uma maneira muito utilitarista: “me dá”, “me empresta”, “você pode?”, “me faz um favor?”. Sei que é difícil deixar esse estilo de vida de lado, mas algo precisa ser feito para que não mais tenhamos histórias de pessoas cheias de ocupação e vazias de relacionamentos íntimos. O velhinho de “up – altas aventuras” nos mostra que parece ser mais fácil fazer uma casa flutuar com balões de gás do que construir uma história tão bela quanto a que teve com sua esposa.
Como cristãos, não queremos ser assim! Temos que batalhar na vida, comer do pão conquistado com o suor, mas olhar para o lado, descobrir tesouros e agradecer a Deus. Gaste tempo com seus amados! Seja cúmplice de seus sonhos e projetos. Sonhe com eles! Se alegre com eles! O coração agradece essa vida simples e rica em Deus.
Que Deus nos abençoe.



Autor : Rev. Felipe Telles Ferreira

Nenhum comentário: