quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Restaurando a família- I Samuel 30




Este texto nos ensina quatro coisas que Davi fez quando chegou em Ziclague e descobriu que os amalequitas tinham tomado todos os bens dele e seus homens e levado cativas suas famílias. Este texto é um exemplo do que ocorre com as famílias hoje, e como podemos resolver estas dificuldades.

No versículo quatro nós lemos que Davi e todos que com ele estavam levantaram a voz e choraram até não ter mais forças para chorar. Temos chorado por tanta coisa menos nobre. Temos chorado até em final de filmes e novelas porque nos sentimos tocados. Mas será que temos chorado ao ver a tragédia se abater sobre nossa família? Será que temos realmente sido afetados emocionalmente pelo cativeiro a que têm sido submetidas nossas famílias?

No versículo seis nós lemos que seus companheiros chegaram a falar em apedrejá-lo, mas, embora ele estivesse muito angustiado, ele se reanimou no Senhor Deus. Lembremo-nos disto: enfrentado uma dor pessoal muito forte, sem a presença de sua família que estava nas mãos do inimigo e tendo seus amigos contra ele, Davi encontrou ainda ânimo, mas tão somente no Senhor.

No versículo oito nós lemos sobre outra ação de Davi. Diz-nos o texto que ele consultou ao Senhor. Foram duas perguntas simples e breves, mas ele não fez nada antes de perguntar para Deus. Deus, em sua grande misericórdia deu resposta positiva a Davi, prometendo-lhe que ele conseguiria vitória sobre o inimigo e que traria de volta tudo o que lhe havia sido roubado.

Nos versículos seguintes nós lemos sobre a dura caminhada que fizeram, como os retardatários tiveram que ser deixados para trás e como Deus criou uma situação que facilitou a vitória de Davi, de forma que nos versos 18 e 19 nós lemos que Davi salvou tudo quanto os amalequitas lhe haviam tomado, que nada lhe faltou e que ele tornou a trazer tudo.

Estes são alguns passos indispensáveis para nós ainda hoje se queremos ver nossa família libertada: chorar, reanimarmo-nos em Deus, orar por sabedoria e discernimento e ação determinada até a vitória.
Rev. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário: