segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Somos como neblina...




Quando somos crianças ou ainda muito jovens temos a impressão de que o tempo não passa! Principalmente quando esperamos ansiosamente por algo que tanto desejamos. Os segundos se transformam em minutos, os minutos em horas, e as horas em dias. Eu me lembro o quanto eu esperei completar 18 anos para poder dirigir o carro do meu pai. A espera parecia uma eternidade!

Entretanto, quando paramos e olhamos para trás percebemos que o tempo não para! Apesar dos meus 18 anos estarem tão vivos na mi- nha memória como se tivessem acontecido ontem, eles já se passa- ram há mais de 20 anos. Certamente você também já se deu conta que o tempo passa muito rápido!

Quando nossa vida está imersa no ativismo comum dos grandes cen- tros urbanos nós nem percebemos o tempo passar. São tantas ativi- dades e trabalho para concluir que chegamos a pensar que uma se- mana com apenas 7 dias é muito curta. E ai os dias parecem horas, as horas minutos e os minutos parecem segundos. E quando perce- bemos, o tempo passou, pois o tempo não para e a vida passa rápido!

A Sabedoria Bíblica fala muito sobre a brevidade da vida. Em Tiago 4.14 encontramos, “Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa”.

O tempo passa como um sopro e quando estamos imersos no ativis- mo nós nem percebemos a vida passar. Por isso o salmista escreveu, “SENHOR, que é o homem para que te importes com ele, ou o filho do homem para que por ele te interesses? O homem é como um so- pro; seus dias são como uma sombra passageira”. Salmo 144.3-4

Quando nos damos conta da brevidade da vida e da velocidade do tempo surgem duas questões essenciais em nosso coração: (1) O que fizemos do tempo que já passou? (2) Como vamos viver o tempo que nos resta? Você já se fez estas perguntas?

O Passado já Passou!

Em relação ao tempo que passou não podemos fazer muita coisa. Se não o aproveitamos bem ele já passou. Não dá para mudar o que já escrevemos em nossa história. Não dá para re-escrever no passado o que queríamos ter feito e não fizemos. Não é possível recuperar o tempo perdido com coisas que não voltam mais. Não da para re-inves- tir nos relacionamentos que já se foram; não dá para re-agendar as viagens que não fizemos; não dá para comparecer nos encontros que já terminaram; Não dá para se despedir de quem já partiu e não vai voltar!

O máximo que dá para fazer é nos arrepender do que deixamos de fa- zer ou do que fizemos e devíamos não ter feito. E isso fica muito claro na letra da música Epitáfio dos Titãs: “Devia ter amado mais, ter cho- rado mais, ter visto o sol nascer...”.

O Presente e o Futuro!

Mas se por um lado não dá para voltar ao passado, como muitos de nós gostaríamos, podemos ao menos rever nossos valores para tentar viver a vida com mais sentido no presente e aguardar com esperança o futuro!

A Sabedoria Bíblica nos incentiva a re-orientar a nossa vida presente debaixo do Senhorio de Jesus, para que possamos viver a vida de maneira plena e abundante. Jesus disse em certa ocasião: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância”. João 10.10

Jesus é a fonte de vida para todos os que se entregam a Ele. E a vida que ele oferece é plena e abundante. É plena de realização interior, de sentido e de esperança, pois Jesus é o próprio autor da vida: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida...”. João 1.3-4

Se você já parou para fazer um balanço de sua vida e chegou a mesma conclusão dos Titãs na música Epitáfio, deixe de gastar tempo com coisas que não constroem nada em sua vida e invista tempo bebendo da fonte de vida que é Jesus Cristo. Escute suas palavras e re-organize sua agenda sobe a perspectiva dos dois grandes mandamentos de Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento... Ame o seu próximo como a si mesmo”. Mateus 22.37 e 39.

Pare de gastar todo o seu tempo com aquilo que apesar de importante não é a maior prioridade de sua vida. Invista tempo construindo um relaciona- mento mais próximo de Deus e das pessoas que você ama, pois é isso que levamos conosco por toda vida!

Nenhum comentário: