quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Não creia em qualquer um.



Texto Básico: 1João 4.1-6

John MacArthur Jr afirma que a maior necessidade da igreja atual é o discernimento espiritual. Com tanta confusão doutrinária, precisamos de discernimento espiritual. No Novo Testamento, “discernir” (diakrinô) significa “fazer uma distinção” (At 15.9), isto é, “separar coisas através de seus pontos de diferença, a fim de distingui-las” (Jay Adams). Discernimento é o processo de fazer distinções cuidadosas em nosso pensamento sobre a verdade e a mentira, o falso e o verdadeiro.

O discernimento é uma obrigação primeira dos líderes espirituais (1Tm 4.6-7, 13,16; Tt 1.9) e também de cada crente: julgai todas as cousas, retende o que é bom (1Ts 5.21). “Julgai” (dokimazô) significa “aprovar, discernir ou provar” e se refere ao processo de testar alguma coisa, a fim de revelar a sua autenticidade. Paulo ordena a cada um de nós: “testem a autenticidade de todas as coisas que vocês estão ouvindo e vendo”.

João recomenda aos seus leitores: Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.(1Jo 4.1). Trata-se de uma advertência pastoral que visa o benefício espiritual do rebanho. Para podermos discernir corretamente os espíritos, precisamos:

- Verificar a origem do espírito

João declara: Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora (1Jo.4.1). Neste versículo temos três lições principais: (1) Não acreditem em todo espírito. A palavra “espírito” é uma metonímia que significa “ensinamento” (cf. Jr 29.8; 1Tm 4.1). Não devemos aceitar o ensino espiritual sem a avaliação do seu conteúdo. John Stott declara que “os leitores de João eram propensos a aceitar sem críticas todo ensino que parecesse dado por inspiração”. (2) Provai a origem do ensino. Nem tudo o que é espiritual ou sobrenatural tem origem divina. Identificar o sobrenatural com o divino é um grande equivoco espiritual (Dt 13.1-5). Precisamos checar todo ensinamento espiritual a luz da Palavra de Deus (1Pe 4.11; 1Ts 2.4). (3) Há muitos falsos profetas. Esta é a razão porque se deve testar os ensinamentos: a existência de muitos anticristos ou falsos profetas (Mt 7.15; 24.24; At 20.28-30; 2Pe2.1).

John Macarthur Jr oferece-nos um plano prático para o discernimento espiritual: (1) Deseje discernimento espiritual – Pv 2.3-6; (2) ore por discernimento espiritual – 1Rs 3.5-14; obedeça a verdade – Tg 1.22; siga líderes que tem discernimento – Ef 4.14; dependa do Espírito Santo – Jo 16.13; 1Co 2.12-15; estude as Escrituras – 2Tm 2.15; continue crescendo em maturidade espiritual – 2Pe 3.18.

- Analisar o conteúdo da mensagem espiritual

João apresenta o conteúdo do teste: Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.(1Jo 4.2-3). O teste consiste em perguntar acerca da origem da mensagem: (1) Toda mensagem que se origina no Espírito Santo, confessa e reconhece que Jesus era verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Em outras palavras, todo ensinamento que reconhece que Jesus Cristo veio em carne são de Deus. (2) Toda mensagem de origem humana e satânica nega a humanidade de Jesus. Em outras palavras, todo ensino que não reconhece a encarnação de Jesus, não provêm de Deus.

Irmãos, não deis crédito a qualquer ensino. Incredulidade pode ser sinal de maturidade espiritual, tanto como a fé no ensino verdadeiro.

Arival Dias Casimiro

Nenhum comentário: