quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Liçoes de um sapateiro


Faz muito tempo. Tanto tempo quanto esperei para ter o direito de dizer isso. Naquela época, eu era como vai a canção popular: tinha coragem de tigre moço e cabeça de burro velho. A igreja, a primeira depois de uma experiência como pastor-colaborador (eh título sem respaldo!), de povo bom, cristão, amigo, e de conselho para lá de bom, para lá de amigo, de gente para lá de crente.

Porém... tem o porém. Se não houver percalços a gente sempre arruma uns que é para ir levando -- senão, quem é que vai prestar a atenção que a gente requer? É como gostar de jiló para adoçar a vida.

Sei que um dia, zangado com a vida e cançado de gente muito boa que ressaltava meus males (a Bíblia diz que, no fundo e no raso, a ira é sempre contra Deus, mas quem quer saber disso quando está zangado?), fui chorar as pitangas na casa de um membro da igreja especialmente escolhido pela história recente de nossa amizade.

Iletrado, aprendeu a ler para ler a Bíblia. Era o homem que orava por mim quando o de que eu precisava era coisa do coração -- envergonhado, pequeno, menino. Seu dia era passado no banquinho de sapateiro junto à mesa coberta de couro, do lado direito de quem entra. O outro banquinho era o meu -- já tinha se ajustado ao meu sentar. Sentia-me parte da oficina de sapateiro.

Minha conversa parecia composição de música caipira de cidade, seguindo o ritmo do martelo agalopado (ritmo musical): um na sola outro na tacha.

-- Pois é, seu ... posso estar sendo martelo -- dicionariamente: sujeito maçante -- mas eu não agüento mais... A Bíblia diz que eu deveria ser apoiado no ministério, não martelado (sentimento pastoral comum ) desse jeito. Parece que eu só levo na cabeça!

O que eu queria mesmo era ser poupado, mas vamos em frente que atrás vem gente. Enquanto eu falava, o seu ... prosseguia na lida. Ajusta o sapato no pé-de-ferro, pega a tacha da boca e põe na marca no couro, ergue o martelo e -- uma na sola e outra na tacha. E eu martelando a fala.

Depois de um tempo -- eu com o ouvindo zunindo das pancadas de lá de onde procediam as queixas, e de cá, o seu ... tinha o martelo do ouvindo zunindo do meu ruído e abafando com um na sola outro na tacha.

Foi quando o irmão levantou os olhos da sola que estava no ferro, e entrou de sola no couro duro do coração do amigo:

-- Pastor, apanha essa tacha enferrujada na fresta do assoalho.

Eta! Era hora de apanhar a tacha ou de apanhar?. Delicadamente, como quem mexe com peça de relógio (todo cuidado era pouco quando a gente expõe o intestino em vez de o coração) pousei a tachinha no canto esquerdo da mesa, quase que lhe negando o acesso, desconfiado de que aí vinha o troco.

-- Tem gente que já foi até a China com sapato que eu consertei. Meia sola, sola inteira. Tudo com tachinha. De vez em quando, uma tacha pula da mesa para o chão e acaba numa fresta de assoalho. Fica perdida. Enferrujando. Tacha que tem medo do martelo é fujona, é inútil. Só serve para ilustrar conversa.

-- É uma na sola, outra na tacha. Já vou indo; obrigado.

-- Faz uma oração.

-- Faço mais: leio a Bíblia --

Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio. Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém, prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus; sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim. Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração. (Filemom, vv. 4-12.) --

e depois oro:

-- Senhor, eu te agradeço por uma na sola e outra na tacha. No nome de Jesus, amém.
Wadislau Martins

Nenhum comentário: