terça-feira, 9 de junho de 2009



Dedicar-se o Mínimo e Esperar o Máximo

Recentemente, ouvindo a rádio CBN pela manhã eu escutei um comentário do consultor e palestrante coorporativo Max Guehringer falando sobre os cinco pecados no mundo coorporativo que emperram a carreira profissional de muita gente:
(1) Dedicar-se o mínimo e esperar o máximo;
(2) Achar que é uma ilha em um mar de mediocridade;
(3) Instabilidade emocional;
(4) Não facilitar a vida de seus imediatos; e
(5) dificuldade para adaptar-se a mudanças.

Segundo Gehringer apenas cinco por cento dos executivos já se deram conta destes pecados e procuram evitá-los. Coincidentemente, apenas cinco por cento dos executivos galgam com sucesso uma carreira profissional e alcançam as melhores posições. Sem dúvidas, estes são bons parâmetros para reavaliarmos o nosso desempenho profissional.
Entretanto, não deixam de ser bons parâmetros também para serem observados em outras áreas de nossa vida como a familiar e a espiritual! Vejamos hoje apenas o primeiro pecado apresentado por Gehringer, “Dedicar-se o mínimo e esperar o máximo”. Este princípio parece muito claro quando aplicado ao mundo corporativo. Todos nós sabemos que se não nos esforçarmos não alcançaremos nossos objetivos profissionais. Por isso, estamos sempre dispostos a chegar mais cedo na empresa, ficar até mais tarde, e levar trabalho para casa no fim de semana. Afinal de contas com uma crise global bem perto de nós é bom não darmos motivos para perdermos nosso emprego ou nossos clientes. Mas se por um lado esta é uma verdade clara no mundo dos negócios, parece mais difícil de ser aplicado no âmbito familiar e em nossa espiritualidade. Quantos homens e mulheres não esperam o melhor de suas famílias, seus companheiros e filhos?
Companheirismo, cumplicidade, um lar estável, boas notas na escola, etc. Entretanto, por causa da falta de tempo e das pressões profissionais dedicam apenas o mínimo de tempo à suas famílias. Por mais que a motivação de todo esforço profissional seja a família, o relacionamento e a qualidade de tempo juntos é o maior investimento. Isto também se aplica a nossa espiritualidade. Independente de sua orientação religiosa, o cuidado de seu mundo interior é fundamental para você suportar todas as pressões de seu mundo exterior. E é impossível esperar estabilidade espiritual sem o cultivo da fé! Neste aspecto a fé cristã, que se baseia nos ensinamentos da Sabedoria Bíblica e nas Palavras de Jesus, é uma fonte preciosa para o equilíbrio integral de nossa vida.
Apesar de antiga, a Bíblia é um dos livros mais atuais no que diz respeito as verdades da vida cotidiana. No livro de Eclesiastes, encontramos uma profunda reflexão do sábio Rei Salomão sobre o trabalho e a vida. Esta reflexão aponta para a necessidade de equilibrarmos as forças dedicadas tanto para o trabalho quanto aos relacionamentos.
Diz assim o texto bíblico:Havia um homem totalmente solitário; não tinha filho nem irmão. Trabalhava sem parar! Contudo, os seus olhos não se satisfaziam com a sua riqueza. Ele sequer perguntava: “Para quem estou trabalhando tanto, e por que razão deixo de me divertir?” Isso também é absurdo; é um trabalho por demais ingrato! É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Eclesiastes 4.8-11
O homem desta história dedicou-se tanto ao trabalho que não teve tempo de ter família e nem amigos. A sua insatisfação em determinado tempo de sua vida aponta para a realidade de que não valia apena todo o seu sacrifício. A sabedoria bíblia nos ensina nesta passagem que precisamos equilibrar e construir a nossa vida em duas bases fundamentais: trabalho e relacionamentos e isto envolve relacionamento familiar, com amigos e com o próprio Deus.

Você pode esperar mais de seus relacionamentos na medida em que você se dedicar mais a eles. Você pode esperar mais de seu filhos na medida em que passa tempo com eles, pode esperar mais de seu companheiro ou companheira na medida em que está presente na vida dele ou dela. E, claro, pode esperar muito mais de Deus na medida em que você mergulha em um relacionamento profundo com Ele.

Boa semana.

Adrien Bausells

Nenhum comentário: