terça-feira, 2 de junho de 2009

A Busca



A JORNADA de Homens e Mulheres Guiados à Eternidade!

[Deus] Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes 3:11

Quando eu li este versículo da Bíblia comecei a entender melhor porque o ser humano parece estar sempre em busca de algo para preencher sua vida e se sentir satisfeito. Deus colocou em nosso coração um anseio por algo que nós não temos mais: A eternidade!

Segundo a história bíblica do relacionamento entre o Criador e o ser humano, no passado uma opção errada foi tomada e as conseqüências foram desastrosas. A opção humana pela autonomia resultou na desconexão com o Deus Criador e a partir dai o cordão da vida foi quebrado.

Isto tudo gerou no ser humano um grande vazio interior que passa a mover homens e mulheres a uma busca incessante na tentativa de preencher este espaço gerado pela ausência de Deus e, conseqüentemente, da eternidade. Esta busca tem duas versões:

Por um lado, alguns homens e mulheres passam a buscar a reconexão com Deus através de suas próprias forças. Deste movimento surge o que chamamos de religião. Este projeto religioso é ineficiente, pois jamais conseguiremos, através de nosso próprio esforço, impressionar Deus com nossa bondade e padrão moral.

Por outro lado, existem aqueles que tentam preencher este vazio interior transformando coisas e causas em objetos de devoção. Esta busca se caracteriza pela obstinação por sucesso profissional, por prosperidade financeira, ou até mesmo por momentos mais constantes de prazer e satisfação. No entanto, ao logo da vida, este tipo de busca se revela insaciável. Quanto mais se tem, mais se quer e quanto mais se alcança, menos satisfeito se sente.

Sendo assim, em suas duas versões, a busca humana gera cansaço, frustração e confusão. Pois como já dizia Blaise Pascal, “Somente Deus tem o tamanho exato do vazio que existe dentro de nós”.

Mas a nossa busca não é um caminho sem saída. A Bíblia também nos conta que o próprio Deus Criador está em busca de seus filhos. Ele não está passivo e indiferente diante desta busca humana.

Desde o primeiro momento posterior ao ato humano que gerou nossa desconexão com a eternidade, Deus toma a iniciativa de vir ao nosso encontro e manifestar seu interesse em reencontrar-nos e providenciar um caminho de volta.

Através de inúmeras circunstâncias, fatos, encontros, diálogos e biografias relatados na Bíblia, Deus vai tecendo a trama e desenvolvendo a história da nossa salvação. História que tem no seu centro a pessoa e obra de Jesus.

Jesus é o maior exemplo do compromisso e engajamento de Deus na missão de vir ao nosso encontro, nos resgatar e nos conduzir de novo a eternidade. Na pessoa e na obra de Jesus o próprio Deus se faz homem, entra na história, paga o preço de nossa reconexão, e nos convida a segui-lo na direção da eternidade.

Porque ele fez isso?

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele” João 3:16-17

“... Aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus...” João 1:12

Boa semana!

Um comentário:

Edificarte disse...

A paz do Senhor esteja com vc e sua familia.

Deus sim. .é eterno e sabe com certeza o vazio, e nunca nos proporciona um peso que não podemos carregar...

com certeza ele é maravilhoso

parabéns pelo blogerr..

quando der visie o meu...

abraços. .