terça-feira, 31 de maio de 2011

Sou Ovelha e preciso ser pastoreada




A bíblia compara a igreja com um rebanho de ovelhas. O povo escolhido é formado por ovelhas e Deus é o seu pastor. Jesus declara: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11).
O Pastor morreu para salvar as suas ovelhas e constituir o seu rebanho. Por isso Jesus disse para os incrédulos judeus: “Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão (Jo 10.26-28).
Ainda bem, que dentre todas as espécies de animais existentes, o da ovelha foi o escolhido.
Você já imaginou se fosse o macaco ou o urso? Mas este título de ovelha não foi selecionado por acaso, pois ele traz consigo algumas verdades profundas acerca da identidade do crente e das suas necessidades espirituais.
Primeiro, a ovelha depende do pastor.
A sobrevivência da ovelha depende do cuidado do pastor. A ovelha é o animal mais dependente que existe. A sua visão é limitada e a sua percepção do perigo é zero. Ela não tem senso de direção e se desvia ou se desgarra facilmente. Ela não consegue alimentar-se sozinha e é incapaz de providenciar o seu próprio sustento. A sobrevivência da ovelha depende do cuidado do seu pastor.
Como a figura da ovelha se aplica a nós: “somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Sl 100.3). Precisamos de Deus para sobreviver. Necessitamos da direção, da proteção, do refrigério, da disciplina e da presença do pastor. Sem Ele estaríamos mortos. Por isso podemos dizer como Davi: “ O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Sl 23.1).
Todo crente precisa ser pastoreado. Ainda que ele se comporte de maneira orgulhosa, a sua carência pastoral é inerente a sua natureza de ovelha. Quem não reconhece isso corre o risco de cair na mão de um mercenário: “O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa” (Jo 10.12). Reconheça a sua identidade de ovelha.
Segundo, a ovelha precisa andar acompanhada.
A ovelha é um animal gregário. Ela só vive em bando, pois não consegue viver sozinha. Além da presença do pastor, ela precisa da companhia de outras ovelhas. Quando uma ovelha anda sozinha é porque está desviada.
Um crente que vive sozinho está perdido. Lugar de ovelha é no aprisco, e lugar de crente é na igreja. Precisamos aprender a viver em comunidade presencial e não virtual. Necessitamos da “comunhão dos santos”.
O profeta Isaías diz: “todos nós andávamos desgarrados como ovelhas” (Is 53.6). Phillip Keller comenta: “As ovelhas são animais estúpidos e teimosos ao extremo. Exalam um odor fortemente desagradável. Adoecem com muita facilidade e são muito suscetíveis a diversos parasitas e enfermidades. São criaturas medrosas, indefesas e andam sempre em grupo, seguindo um instinto cego. Além disso, são também bruscas e cruéis umas com as outras”.
Jesus Cristo morreu para reunir o seu rebanho: “Cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Is 53.6). O Cordeiro de Deus morreu para vivamos em comunidade. Ele disse: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor”. O objetivo do sacrifício do Bom Pastor é formar o seu rebanho.
Encerro esta pastoral com a seguinte frase: sou ovelha e preciso ser pastoreada. Eu preciso de Jesus e desejo o seu cuidado. Eu sou ovelha e preciso viver na companhia dos meus irmãos.
Rev. Arival Casimiro

Nenhum comentário: