segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O evangelho, a Igreja e um país.




“Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR.” Salmo 33.12

O que uma igreja pode fazer por um país?

Qual a utilidade do evangelho de Jesus Cristo para uma nação?

Estamos em plena campanha política e a religião tem sido o assunto do momento. Políticos que trabalharam há anos em seus gabinetes contra a fé cristã e a igreja evangélica agora estão diante das câmeras e nos bastidores tentando provar que nunca fizeram isso ou aquilo. É o jogo da demagogia em sua reta final. Até padres estão dizendo que os pastores estão certos! Alguns que sempre se calaram começam a balbuciar suas primeiras palavras de posicionamento político. É maravilhoso ver esta preocupação com o voto evangélico, porque somos milhões e se nos mobilizarmos poderemos transformar esta nação. Não precisamos formar um “partido” é só nos entregarmos inteiramente à verdade e a ética de Jesus Cristo, e votar assim!

No livro 1822, Laurentino Gomes, cita o discurso do deputado Domingos da Conceição, em 2 de setembro de 1822, que reclamava do analfabetismo no Brasil dos 70.000 habitantes da província do deputado, todos eram analfabetos! Em comparação, nos Estados Unidos a situação era bem diferente. “A cultura protestante havia criado uma colônia alfabetizada, empreendedora, habituada a participar das decisões comunitárias e a se manter bem-informada sobre as novidades que chegavam da Europa. Em 1776, o padrão de vida nos Estados Unidos já era superior ao da sua própria metrópole, a Inglaterra. A circulação de jornais chegava a três milhões de exemplares por ano, marca que o Brasil só atingiria dois séculos mais tarde. Como a prática religiosa incluía ler a Bíblia em casa e nos cultos dominicais, até os escravos eram alfabetizados. O índice de analfabetismo aproximava-se de zero. Havia nove universidades, incluindo a prestigiada Harvard, criada em 1686.”

Quando um autor famoso, no Brasil, escreve sobre a importância histórica da fé evangélica na formação dos Estados Unidos e compara com a nossa, então é tempo de anunciar com mais firmeza ainda, que nós temos algo muito precioso para nossa nação. Temos exemplos históricos e sócio-econômicos da mudança que a mensagem de Jesus Cristo pode trazer a um país. Nossa ideologia é de Cristo, não foi algo construído por homens em uma sala de reuniões. Nossa ética é superior a qualquer outra proposta, porque ela não nasceu de homens corrompidos pelo pecado, mas nasceu no coração do Deus que é santo.

Sim, eu creio que o Brasil pode ser transformado pelo evangelho de Jesus Cristo! E creio que as Igrejas devem conscientizar seus membros a votarem pela ética, pela transparência e verdade. Creio que não precisamos indicar candidatos, basta incentivar a oração e a informação e o povo saberá em quem votar.

Rev. Leonardo Sahium

Nenhum comentário: