quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Confissões de um caminhante




Sou caminhante dessa vida. Ando por aí sem saber pra onde vou. Ando pra frente, mas não conheço o meu futuro. Planejo. Sonho. Mas não tenho certeza se chegarei ao lugar que meu coração pede.

Quando acho que cheguei ao destino certo, às vezes encontro outro lugar. Não sei dizer se melhor ou pior, mas o diferente me assusta. Não foi o que planejei, mas foi aonde cheguei. Vivo no mistério da vida.

Nessa jornada, quantas vezes não me decepcionei! Expectativas frustradas foram devastadoras para a minha alma. Não é a toa que a Bíblia diz que “A esperança que se adia faz adoecer o coração...”(Pv.13.12a). O coração adoecido teve que ser tratado. Chorei e me levantei mais sábio, prudente, mas nunca sem a sede de continuar amando e vivendo.

Na estrada da vida, não foram poucos os dias maus. Tédio, tristeza, túneis escuros, passei por vales da sombra da morte. No coração, a Palavra que fala para nos prepararmos para eles: “Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos” Ec 3.11. Eles existem, passei por eles.

Mas mesmo em meio a tantas dúvidas, o desconhecido, e dias difíceis, uma certeza: Deus estava e está comigo. Essa foi e é a maior certeza que preciso ter.

Quero conhecer o futuro e não ter que lidar com o inesperado, mas Deus mesmo não me dá a conhecer todas essas coisas.Quando os discípulos andavam com Jesus nem sempre sabiam qual era o próximo passo. Eles e nós, vivemos sem saber tantas coisas! Mas o que Ele quer que esteja bem sólido em mim é a promessa de Cristo: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” Mt 28.20b.

Ando para o desconhecido, mas quem está comigo é Amigo conhecido e que me conhece como ninguém. É invisível, mas real! Caminho no deserto, mas sei quem não me abandona, quem caminha com meu coração, quem me garante o renovo. Isso é andar com fé.

Não sou inconseqüente. Sei que não tenho o controle sobre tudo, mas tenho prudência e sabedoria para planejar. Como o sábio falou “O coração do homem traça o seu caminho..” Mas o mais importante é que o versículo continua “...mas o SENHOR lhe dirige os passos” Pv.16.9.

Ando com fé e por isso não ando sozinho. Deus está dirigindo meus passos, mesmo quando não entendo. Quanto mais ando, mais descubro que não preciso entender, preciso crer que por onde eu vá, Ele está comigo.

Que Deus nos abençoe.


Filipe Teles

Nenhum comentário: