quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ronaldo e Rossana Lidório - Amazonas.


Queridos irmãos e amigos,

Louvamos a Deus por estes primeiros meses de 2009, por sua presença e amor em cada momento.

Gana – Konkombas
Nossa visita ao povo Konkomba encheu nosso coração de alegria por ver a Igreja caminhando tão bem, com liderança própria e espalhando o evangelho além fronteiras, já no Togo – país vizinho. Os projetos sociais também caminham de maneira firme, para a glória de Deus. Ficamos surpresos em ver o reconhecimento que a Clínica entre os Konkombas ganhou perante o governo do país. Foram reconhecidos como um programa de referência na saúde do interior de Gana, e assim recebem alguns benefícios como facilidade na compra de antibióticos e soro antiofídico. Em 2008 foram tratadas quase 7.000 pessoas na clínica, tendo a frente 4 enfermeiros Konkombas, sendo Makanda o coordenador.

Nprompir - Testemunho
Dos 5 pastores Konkombas, um deles chamou nossa atenção. Seu nome é Nprompir, um plantador de igrejas nato, homem dedicado e pioneiro. Ele vive na região mais distante, no extremo norte do território. Ao encontra-lo percebemos que não enxergava com seu olho direito. Surpresos perguntamos o que aconteceu e ele nos narrou que o problema veio passo a passo cerca de 2 anos atrás, até perder por completo a visão naquele olho. Mencionei que não havia recebido sua cartinha falando sobre isto, pois poderíamos ajudá-lo a ir a um hospital na capital e ver as possibilidades de tratamento. Os 5 pastores costumam nos escrever a cada 3 meses partilhando da caminhada e desafios. Quando afirmei não ter recebido sua cartinha falando sobre o problema ele prontamente respondeu: “por várias vezes planejei incluir este assunto em minhas cartas, mas eram tantos motivos de alegria e louvor a Deus pelo que tem acontecido aqui que o papel acabava e não sobrava lugar para falar desta enfermidade”. Voltamos para o Brasil pedindo ao Senhor um coração grato como o de Nprompir. Deixamos organizada uma consulta/avalição no hospital dos olhos em Accra. Oremos por ele.

Amazônia - Amanajé
Em fevereiro estivemos envolvidos com a conferência da equipe Amanajé (ver foto abaixo) quando tivemos um tempo muito gostoso, de comunhão, oração e planejamento para 2009. Logo depois desfrutamos da presença de vários missionários que permaneceram alguns dias em Manaus antes de retornarem para seus campos de trabalho. Muito nos alegrou cooperar com Cácio e Elisângela, e outras 3 equipes missionárias de outra missão, com consultorias antropológicas ao longo de fevereiro. O trabalho para se observar o perfil do povo com o qual trabalha é precioso pois cria boas pontes de comunicação e vivência entre eles. Esta é uma das áreas que tem nos dado muita alegria.

Kit´s Missionários
Junto a Marcelo e Andréia, um casal precioso de Guarulhos-SP, iniciamos um projeto que visa enviar kits para 1.000 famílias missionárias de fala portuguesa. Cada kit contém 4 livros específicos para o trabalho missionário (liderança, lingüística, antropologia e plantio de igrejas), além de alguns DVDs com mensagens dos pastores Hernandes Dias Lopes e Jeremias Pereira. Já foi possível enviar quase 400 kits e estamos caminhando para mais uma leva. O Senhor é fiel e este tem sido um motivo de regozijo.

Instituto Antropos – pesquisa
Continuamos trabalhando na pesquisa étnica indígena e nos preparando para um mapeamento na região do rio Japurá em abril. Ao fim de abril também planejamos capacitar alguns irmãos indígenas para pesquisas em suas próprias regiões. Orem conosco por estas duas atividades que demandam bastante preparo, direção do alto e sabedoria.

Agradecemos o encorajamento, apoio e orações.

Grande abraço,
Ronaldo e Rossana

Nenhum comentário: