terça-feira, 28 de abril de 2009

Diga não à auto ajuda


Leitura:
Jeremias 17:1-8


O Senhor é a minha força e o meu escudo;
Nele confiou o meu coração, e fui socorrido. - Salmo 28:7

No início da minha carreira editorial em publicações religiosas, eu era responsável por uma gama de livros chamada de "Auto-ajuda." O título incomodava-me porque parecia ser contrário a tudo o que era cristão.

A ideia de auto-ajuda é popular porque apoia a noção de que nós temos o controle das coisas. Nas palavras do poema "Invictus": "Eu sou o mestre do meu destino; eu sou o capitão da minha alma."

Mas isso não é verdade! Fortuitamente acontece algo que nos lembra que a vida é algo fora do controle, e nenhum livro de auto-ajuda nos pode ajudar a fazer o que é correto.

Felizmente, os cristãos não se socorrem da auto-ajuda. Pelo contrário! Para nos tornarmos cristãos é requerido que admitamos a nossa incapacidade e reconheçamos a nossa total dependência de Deus. "Sem Mim nada podereis fazer," disse Jesus (João 15:5).

Os Israelitas do passado estavam sempre a envolver-se em dificuldades ao confiarem na força humana e não na força de Deus (Jeremias 17:5). No entanto até mesmo depois dos seus fracassos, o Senhor dizia: "Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor" (v. 7).

Quando circunstâncias especialmente difíceis ou tentações fortes invadem as nossas vidas e fazem-nos lembrar a nossa incapacidade, temos um Deus todo-poderoso que trabalha a favor daqueles que confiam n'Ele.


TUDO O QUE NÃO COMEÇA COM DEUS TERMINA EM FRACASSO.

Fonte: Nosso pão diário

Nenhum comentário: