terça-feira, 8 de novembro de 2011

"Os olhos e a alegria"



Se ganhamos, estamos felizes, se perdemos, tristes. Reações como essas são normais e até esperadas. Chamaríamos até de louco se alguém fizesse justamente o contrário. Imagine só o campeão de uma maratona chorando de tristeza pela sua vitória e um piloto de corrida pulando de felicidade por ter perdido o campeonato?

Mesmo que não seja como a descrição acima, a reação que Habacuque fala na Palavra de Deus também um pouco estranha a nós. Ainda que seja um trecho tão conhecido por nós, fácil de ser recitado pelos lábios, a atitude que ele descreve não é algo que se cria na alma da noite pro dia. Ele diz: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação” Hc 3.17.18

Entenda bem, o profeta não nos chama para nos alegrar PELA falta das frutas e animais. Tudo isso era importante para a sobrevivência do povo. O que está em jogo é a relação com Deus que precisa ser forte o suficiente para que mesmo quando tudo não dá certo, ainda termos a alegria de sermos filhos de Deus.

Que dificuldade! Somos reativos às circunstâncias. Na fartura somos alegres e na escassez, tristes. Mas olhando para o texto, percebo que não precisamos mudar! Podemos, sim, continuar reagindo ao que acontece ao nosso redor. A pergunta a ser feita é, para qual circunstância estamos olhando? Para as ovelhas que não estão lá ou para o Pastor que cuida de nós? Para o que não temos ou a quem pertencemos? Isso é se alegrar em Deus e não apenas no que Deus dá.

Que fique bem claro que ter as uvas, os figos e os bois é maravilhoso. Habacuque não está chamando o povo a se livrar de tudo como se essas coisas fossem em si contrárias a Deus. Ele é o Deus da provisão, da benção e deve ser louvado por isso. Mas quando há falta, não podemos esquecer que Ele não nos esqueceu e que seu amor não é medido por aquilo que possuímos. Ele está com a gente na abundância e na escassez! A profecia de Habacuque é também para que nunca digamos que nada temos. Fazer isso é olhar para apenas uma circunstância da vida esquecendo da principal, o Pai que nos deu a salvação. Alegre-se sempre e lembre-se de olhar para o lugar certo. Que Deus te abençoe. Rev. Felipe Telles Ferreira

Nenhum comentário: