quinta-feira, 13 de maio de 2010

UMA PRÁTICA TRISTEMENTE NEGLIGENCIADA



“LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS E, ASSIM, CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO” (Gálatas 6.2)

O escritor da Epístola aos Hebreus, tendo em mente um povo que está em perigo de afastar-se de Deus, dá a seguinte instrução: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hebreus 3.12,13).

Nesta passagem, o autor usa em sua argumentação, o exemplo da geração de israelitas que saiu do Egito e não alcançou a terra prometida. E porque foi que Deus não permitiu que aquela geração que deixou o Egito não herdasse a terra prometida? Foi exatamente por causa do coração incrédulo e endurecido deles. A geração que saíra do Egito tivera um coração incrédulo e endurecido apesar ter ouvido a voz de Deus e de ter visto os seus grandiosos feitos durante os 40 anos de peregrinação.

Comentando o verso 13, citado acima, Calvino diz que o antídoto para que não nos afastemos de Deus é a exortação mútua. O verso 13 diz: “exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”. E eu diria que é um antídoto triste e perigosamente negligenciado, pois trata-se de desobediência à boa vontade de Deus. E toda desobediência haverá de trazer consigo conseqüências nefastas.

É preciso deixar claro que a exortação mútua é a boa vontade de Deus para o seu povo, durante sua peregrinação terrena. O que temos nos versos citados acima não é uma instrução isolada que se aplica tão somente à realidade dos leitores originais da Epístola. Mas é uma instrução que se aplica ao povo de Deus como um todo, em todas as épocas de sua peregrinação terrena. O texto citado acima diz que é algo que deve ser praticado “cada dia, durante o tempo que se chama Hoje”.

Além disso, esta recomendação de exortação mútua é um padrão que pode ser encontrado ao longo das epístolas do Novo Testamento. Por exemplo, Paulo fala da prática da exortação mútua aos Romanos: “E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros” (Romanos 15.14). Quando escreve aos tessalonicenses, o tema da exortação mútua também está na pauta de Paulo: “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” (1 Tessalonicenses 5.11)

A exortação mútua é assunto também no ensino de Paulo aos gálatas: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.” (Gálatas 6.1,2). Os colossenses foram instruídos na mesma direção: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” (Colossenses 3.16)

Você percebe que há um padrão que se repete nas epístolas do Novo Testamento? Você percebe que a exortação mútua não é uma recomendação isolada que se aplica somente aos hebreus? A leitura destas passagens nos leva a conclusão inevitável de que a prática da exortação mútua é a vontade de Deus para a sua igreja. Deus quer que, por meio da exortação mútua, cada crente ajude o seu irmão na aplicação da Escritura em sua vida diária. Então a prática da exortação mútua não é uma opção para a igreja.

Não poderemos dizer como Caim que, quando Deus lhe perguntou por Abel, ele respondeu a Deus dizendo: “Por acaso eu sou o guardador de meu irmão?” (Gênesis 4.9) Repito: não praticar a exortação mútua é uma desobediência com todas as conseqüências nefastas da desobediência.

Rev. Paulo Ribeiro Fontes

Nenhum comentário: