domingo, 14 de março de 2010

Um pouco sobre animais....


Recentemente andando perto da minha casa, comecei a observar um homem com mais ou menos 60 anos com um saco de pão francês muito grande. Comecei a observá-lo, pois ele caminhava no mesmo rumo que eu e estava há alguns metros na minha frente. Ele então ia chamando cachorros, em algumas casas partia um pão e dava a eles. Um gato o seguiu então ele fez o mesmo. Assim ele ia distribuindo pão a todos os animais que passavam em seu caminho. Quando me aproximei, ele puxou conversa, dizendo que Deus tinha ordenado que o homem cuidasse dos animais. Fiquei interessado em ouvir esperando alguma bela interpretação das Escrituras e assim a sua aplicação. Foi então que ele soltou uma dessas “pérolas”, que vez ou outra ouvimos na igreja, que quando não sabemos a referência dizemos que está em provérbios. –“Quando Jesus subiu aos céus, ele deu algumas instruções aos seus discípulos. Logo a seguir ele viu um cachorro e um gato, então ele falou para esses animais: Fiquem perto dos Hômi, que ôceis não passam Fome!
O provérbio que ele citou não faço a menor idéia de onde ele tirou. Mas recentemente li uma reportagem na revista Veja mostrando como o ser humano é cruel para com os animais. Estamos vendo alguns embates em alto mar de navios japoneses que caçam baleias dizendo que é para pesquisa científica. Ano após ano vemos reportagens de temporadas de caça às focas, e restaurantes que são especializados em fazer alguns pratos com animais ainda vivos.
Lendo as Escrituras, dois textos pelos menos me falam ao coração com respeito ao trato com os animais. Primeiro em Gênesis quando Jacó está abençoando seus filhos veja o que diz os versículos 5 e 6 do capítulo 49 “ Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu conselho não entre minha alma com o seu agrupamento minha glória não ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros”. Deus não condenava o povo quando vencia as guerras a levarem os despojos e isso incluía animais (salvo em algumas exceções). Mais o que me surpreende no texto é a condenação de Simeão e Levi, porque na sua crueldade praticaram o Jarrete. Práticas cruéis daqueles que não tinham como levar os animais, simplesmente passavam a espada no nervo da perna do animal, aleijando-o para que morresse à míngua. O outro texto encontra-se em Provérbios 12 versículo 10 que diz: “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel”.
Muitas vezes quando ainda criança não entendia quando minha mãe dizia que era pecado fazer maldade contra animais. Porque ouvia as pessoas rindo de alguma criança que colocava bombinhas em rabo de gatos, cortava rabo de um calango para colocar em outro, jogava pedra com estilingue em pássaros, etc., justificando que era apenas brincadeira de criança. Hoje vejo que a perversidade em nosso coração se manifesta desde pequeno tendo certo prazer mórbido em fazer um ser indefeso sofrer com as maquinações de crueldade de nosso coração somente para mostrar quem é mais forte.
Temos uma cachorrinha que se chama Milla, nós a ganhamos bem pequeninha, ela chorava muito e na primeira semana não deixava a gente dormir direito. Mas ela cresceu e sempre foi muito brincalhona e sempre disposta a demonstrar a alegria de nos ver mesmo que tivéssemos saído há poucos instantes. Ela nos faz companhia e no momento que eu escrevo este texto ela permanece fielmente deitada debaixo da cadeira e sempre foi assim. Sei que nem todas as pessoas gostam da presença desses pequenos animais, e não vêem a menor graça deles abanando o rabo numa alegria que chegam a tremer. Mais sei que mesmo que você diga que não goste deles por perto, você não deve ser cruel e perverso como foi Simeão e Levi. Porque isso não agrada a Deus.
Se você não tem e não gosta deles por perto é opção sua e é legítima. Mais se você tem e não dá a mínima pra eles, quando algum dá cria você joga no lixo, deixa morrer de fome e sede ou quando você não gostar mais o abandona longe para que ele não volte saiba que isso é pecado contra Deus.
Que Deus no instrua sempre através da sua palavra!

Nenhum comentário: