sábado, 11 de julho de 2009

Um coração agradecido é um coração feliz!




Um coração agradecido é um coração mais feliz. Pessoas que desenvolvem a capacidade de reconhecer as bênçãos de Deus são mais satisfeitas do que aquelas que não as percebem. E pessoas que costumam expressar gratidão umas as outras são mais amáveis e naturalmente mais amadas.

Entretanto, a gratidão é uma virtude rara nos dias de hoje. Basta pensarmos um pouco: há quanto tempo você não dedica um tempo especial para agradecer a Deus pelas bênçãos que recebe de suas mãos?

A maioria das pessoas está sempre pronta para pedir, pedir e pedir. Não que não possamos pedir. O próprio Jesus disse aos seus discípulos:

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta". Mateus 7.7

Entretanto, poucos se lembram de agradecer aquilo que já receberam de Deus: o emprego que nos garante o sustento, a família que nos dá segurança, o pão de cada dia, a saúde que nos permite trabalhar, e tantas outras coisas que na correria do dia a dia passam despercebidas.

Também são poucos os que cultivam o hábito de agradecer aqueles que estão sempre nos servindo: o amigo que esteve ao nosso lado em um momento difícil; o vendedor que nos dedicou atenção em uma loja; o porteiro que abre o portão quando chegamos em casa, o garçom que nos atende em um restaurante.

A Razão da ingratidão

1º. A cultura do consumismo

A gratidão é uma virtude rara quando vivemos em uma cultura que nos impulsiona ao consumo exagerado e nos dá a sensação de que está sempre faltando alguma coisa em nossa vida.

Somos bombardeados diariamente por muitas propagandas tentando nos convencer que o celular que compramos há menos de um ano já está ultrapassado, que o carro do nosso vizinho é melhor do que o nosso, e que precisamos de um monte de coisa que na verdade não usamos nunca. E a sensação de que sempre nos falta alguma coisa faz com que deixemos de agradecer a Deus pelas coisas que não nos faltam.

2º. Uma sociedade hierarquizada

A gratidão é também uma virtude rara quando vivemos em uma sociedade que nos pressiona a produzir mais e sermos melhores do que os outros.

A sociedade brasileira, desde seus primórdios, foi formada sobre as bases da hierarquia enquanto outros países foram construídos com ideais mais igualitários. Isso gerou em nossa cultura o sentimento equivocado de que as pessoas que ocupam uma posição econômica ou profissional inferior devem servir os que ocupam posições hierárquicas superiores. Neste contexto a gratidão não tem espaço, pois o que rege o pensamento das pessoas é que servir é uma obrigação. Assim, as pessoas são medidas não pelo que elas são, mas pelo que elas têm ou pela posição que elas ocupam na sociedade.

A Gratidão é uma Virtude

Mas a gratidão é uma virtude que deve ser cultivada em nosso coração. Primeiramente em relação a Deus e também em relação ao próximo. A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. É uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa;

No contexto da espiritualidade, a gratidão está diretamente relacionada com a consciência da bondade e do amor de Deus: "Dêem graças ao SENHOR, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre". Salmo 136.1

Segundo o Salmo Deus é bom. Assim como um bom pai cuida de seus filhos, Deus também cuida de nós. Um bom pai nem sempre satisfaz todos os desejos de seus filhos, mas ele certamente se preocupa em suprir as necessidades deles.

O salmista também diz que o amor de Deus dura para sempre. Este amor eterno de Deus por nós teve sua maior prova no fato dele enviar seu filho Jesus ao mundo e estender a possibilidade de reconciliação a todos nós.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3.16

Diante desta prova de amor deveríamos ser mais agradecidos a Deus. Quando desenvolvemos a virtude da gratidão a Deus somos movidos por Ele a sermos mais gratos uns aos outros. Somos também motivados a redimensionar a maneira como enxergamos as outras pessoas e a lidar melhor com aquele sentimento de que sempre nos falta alguma coisa. E pessoas gratas a Deus tratam melhor os outros:

"Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam". Mateus 7.12.

Experimente começar ou terminar o seu dia agradecendo a Deus pelo cuidado que ele tem por você. A virtude da gratidão se alcança com o exercício dela. Agradeça a Deus por mais um dia de vida, pelo pão, por sua família, por seu emprego, pelo perdão... Você descobrirá que tem mais motivos de gratidão do que imagina.

Nenhum comentário: