quinta-feira, 16 de julho de 2009

A Arte de Ouvir


A Arte de Ouvir
Texto para reflexão: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se. (Tiago 1.19)

Ouvir é “fazer um esforço consciente para escutar”. É “prestar atenção” a outra pessoa. O que pode parecer um gesto ou atitude simples, na verdade é uma arte a ser aprendida e desenvolvida.

Muitos dos problemas e dificuldades que enfrentamos no dia a dia de nossos relacionamentos têm estão diretamente relacionados com o fato de sermos deficientes em nosso ouvir, não no fator físico, mas no relacional.

Muitos comportamentos que geram distância entre pessoas têm a ver com o fato de as pessoas se sentirem ignoradas, como se os pensamentos que expressam não fossem importantes o bastante para que alguém lhes preste a devida atenção.

Existe um provérbio da tribo Cherokee (índios nativos da América do Norte) que diz: “Ouça os murmúrios para não ter de ouvir os gritos”. Este provérbio traduz o comportamento de muitas pessoas ante ao estresse de não serem ouvidas.

Este não é um problema de poucos. Vivemos em uma sociedade cheia de ruídos e para sermos ouvidos precisamos gritar alto. Estamos sempre prontos para falar, mas geralmente estamos sempre muito ocupados para ouvir.

Particularmente, esse tem sido um esforço que tenho feito, pois apesar de ser pastor e estar acostumado a ouvir as pessoas eu também estou sempre mais disposto a falar do que ouvir!

Entretanto, quando observo atentamente o comportamento de pessoas que sabem escutar e os resultados destas atitudes posso aferir algumas verdades que me saltam aos olhos:

I – OUVIR DEMONSTRA RESPEITO.

Lembro-me de uma senhora viúva de muita idade que freqüentava a minha comunidade cristã há alguns anos atrás. Todos os domingos ela sentava no mesmo banco da igreja e como morava na casa ao lado era uma das primeiras a chegar. Havia também uma moça muito jovem que todos os domingos sentava ao lado da velha senhora, segurava-lhe a mão e ouvia suas histórias antes do culto começar. Era incrível perceber o quanto isso fazia bem para aquela solitária senhora.

Vivemos num mundo onde se acredita que o importante é impressionar bem as outras pessoas. Daí muito da superficialidade dos relacionamentos.

Antes de querer parecer alguém impressionante e interessante, seja alguém interessado. Demonstre isso. Uma das atitudes mais difíceis no relacionamento com alguém é quando no processo de comunicar-se com o outro, você percebe que não tem a atenção dela.

Olhe para quem está falando com você. O advogado, professor e autor Herb Cohen disse: “A escuta efetiva exige mais do que ouvir as palavras transmitidas. Ela requer que você encontre significado e compreenda o que está sendo dito. Afinal, os significados não estão nas palavras, mas nas pessoas”.

Quando você não ouve o que uma pessoa está dizendo, você está dizendo: “essa pessoa não têm importância”. O escritor Jim Rohn afirmou: “Um dos maiores presentes que se pode dar a uma pessoa é a atenção”.

II – OUVIR AJUDA A DESENVOLVER RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS.

Quando as pessoas deixam de ouvir umas às outras, raramente os relacionamentos se desenvolvem ou se enriquecem ou se aprofundam. Por isso muitos mal-entendidos acontecem, o trabalho em equipe é deficiente e os erros de comunicação são freqüentes.

Muitos dos distanciamentos nos relacionamentos são frutos da pouca sensibilidade em ouvir. O escritor Brian Tracy afirma: “Saber ouvir estabelece um vínculo de confiança, que é o fundamento de todos os relacionamentos duradouros”.

Quando não estamos dispostos a ouvirmos uns aos outros não somos capazes de adquirir e desenvolver a confiança mútua, que é fator essencial no desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.

Desenvolver a capacidade de ouvir, procurando entender as pessoas, o que se passa em seu coração, tendo sensibilidade em relação aos sonhos, desejos e esperanças das pessoas torna-se elemento essencial ao estabelecimento de um vínculo de confiança mútua.

Quase todos já interrompemos alguém que estava nos dizendo algo, falando de uma situação, contando uma história, ou expressando uma opinião ou sentimento. Ao fazê-lo, podemos deixar de ouvir o que de mais importante ouviríamos da outra pessoa. Odeio quando faço isso!

E o que dizer de relacionamentos em que uma das partes não sabe ouvir senão aquilo que deseja ouvir? Como é difícil relacionar-se com alguém que pensa que sabe todas as repostas. John Maxwell escreveu: “É quase impossível pensar em si como “o especialista” e continuar crescendo e aprendendo ao mesmo tempo. Todos os grandes aprendizes são grandes ouvintes”.

Se você quer desenvolver relacionamentos saudáveis e crescer nesses relacionamentos creia: nada do que você disser hoje o ajudará a aprender coisa alguma ou, em outras palavras: Você não está aprendendo nada enquanto estiver falando. Se você deseja aprender algo, esteja disposto a ouvir. Aprendemos quando ouvimos!

Concluindo

Você sabe qual é o segredo para o sucesso de um empreendimento? Ouvir o seu público alvo! Somente quando ouvimos aqueles que estão a nossa volta somos capazes de identificarmos o caminho para conquistar o cliente. Isso vale para todas as áreas de nossa vida.

A atitude de ouvir seu público alvo é uma atitude sabia na buscar de novas idéias para o seu negócio. Lee Iacocca, ex-presidente da Chrysler afirmou: “Saber ouvir pode fazer a diferença entre uma empresa grande e outra medíocre”.

Não é a toa que no manual do fabricante de todo o ser humano (Bíblia Sagrada) encontramos a recomendação: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (Tiago 1:19).

Acredite nisso. Vale a pena!

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