"Não lute sozinho"
A reclusão é o caminho natural que o ser humano percorre em meio às dificuldades. Quando Adão pecou ele se distanciou de Eva. Poucos momentos antes da queda, aquela mulher era sua companheira, amiga e esposa amada. Antes do pecado podemos imaginar a harmonia na vida deste casal. Imaginem uma vida sem a correria e o estresse que nós vivemos. Não havia qualquer tipo de enfermidade ou perigos. Um casal vivendo, de fato, no paraíso. Mas a falta de confiança nas palavras de Deus, no ser de Deus e na sua vontade para a vida daquele homem e daquela mulher, os conduziram para uma vida de pecado.
No momento crítico da revelação, Adão se isola. Quer achar culpados, condenar a família isentar-se de responsabilidade, criticar a Deus. Na mente e no coração de Adão, Deus lhe deu uma mulher que fazia escolhas erradas e que portanto não deveria ser ele o culpado.
Esta inclinação isolacionista de Adão se repete todos os dias desde a queda. Hoje em muitos lugares homens e mulheres estão repetindo os mesmos argumentos, com os mesmos sentimentos deste primeiro homem que viveu a milhares de anos atrás. Quando se trata de pecado e distanciamento de Deus, o ser humano não tem criatividade alguma.
Nosso Deus não se agrada da solidão. Deus ama a comunhão, o ajuntamento, a celebração e a festa. Mesmo nos momentos mais difíceis encontramos Deus convidando os homens rebeldes para uma caminhada ao seu lado, com arrependimento e novidade de vida. São inúmeros os textos bíblicos que convidam à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Quando olhamos para a vida de Jesus Cristo, percebemos que o Deus-homem, que habitou entre nós, nos momentos de maior dor de sua vida, convidou os discípulos para o acompanhar em um retiro de oração. Sua tristeza foi perceber que: “nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?”(Mt 26.40).
Neste texto, Jesus Cristo estabelece um paradigma para nós que somos seus seguidores. Jesus nos ensina a buscar apoio em oração. Nós não devemos lutar sozinhos! Nós não devemos nos isolar em meio aos problemas!
Deus está ao nosso lado, mesmo quando pecamos, pronto para derramar seu perdão, ao coração arrependido e dolorido. Deus está ao nosso lado, nos chamado para a comunhão e nos apresentando um povo que Ele chama pelo Seu nome!
Abra o coração para Deus, busque ao Senhor, compartilhe suas dores e sofrimentos com irmãos de oração. Não lute sozinho, viva em comunhão, pois, juntos em Cristo, nós podemos fazer grandes proezas!
Que Deus nos abençoe!
rev. Leonardo Sahium
Nenhum comentário:
Postar um comentário