sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Feirante

A Bíblia não é chata. Avatar é Chato!

Palavras especiais.




“Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna.”
João 6.68
Em ano de eleição as palavras valem muito! Através delas os discursos são rodovias que conduzem os eleitores aos lugares prometidos. Cidades, Estados e um País que provavelmente jamais será realidade. Mas como bons articuladores das palavras, a viagem é sempre agradável ou pelo menos interessante. Muitos governos autoritários foram altamente destrutivos, porque suas palavras induziram milhares ao erro coletivo. As palavras podem mover o mundo ou parar uma vida.
Quando saímos do universo geral e olhamos nossa própria existência, como indivíduos, descobrimos o quanto as palavras representam em nossa vida. Muitos vivem anos remoendo em seus corações as palavras duras que ouviram na infância, ou de uma pessoa que causou grande dor. Outros experimentam a alegria de ter o som suave das palavras amorosas ditas em momentos especiais. Palavras de carinho, afeto, amor e compreensão. As palavras podem libertar!
O contexto da resposta de Pedro a Jesus está cheio de dúvidas, questionamentos e preconceito. Jesus discursara sobre seu próprio sacrifício. Jesus falava sobre a vida cristã como um novo nascimento. Para Cristo, só seria possível ser um verdadeiro cristão se o evangelho fosse uma realidade dentro da alma do indivíduo. Para explicar melhor sua intenção e proposta, Jesus usou a linguagem poética da encarnação. Aqueles homens não gostaram de uma proposta que exigia um compromisso tão profundo, afinal, a superficialidade é sempre a primeira opção. Alguns que ouviram Jesus, abandonaram a caminhada cristã. Jesus, então, pergunta se os apóstolos também gostariam de se afastar dele. Pedro responde: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna”. Nas palavras deste discípulo havia a convicção de alguém que sabia discernir palavras inúteis das palavras especiais.
Ter uma vida feliz é resultado desta sabedoria no uso das palavras. Falar coisas que edificam, cheias de ternura e respeito é uma decisão sábia para hoje. A fonte destas palavras é Jesus Cristo! Quando entendemos que o evangelho deve ser algo totalmente intrínseco a nossa existência, então vivemos o evangelho de Jesus.
Que nossas palavras não sejam discursos vazios, mas sejam verdadeiros caminhos trilhados pela fé, para conduzir outros até a presença maravilhosa e amorosa do Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Que Deus nos abençoe!
Rev. Leonardo Sahium

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fim de Tarde

Tapeceiro

Confissões de um caminhante




Sou caminhante dessa vida. Ando por aí sem saber pra onde vou. Ando pra frente, mas não conheço o meu futuro. Planejo. Sonho. Mas não tenho certeza se chegarei ao lugar que meu coração pede.

Quando acho que cheguei ao destino certo, às vezes encontro outro lugar. Não sei dizer se melhor ou pior, mas o diferente me assusta. Não foi o que planejei, mas foi aonde cheguei. Vivo no mistério da vida.

Nessa jornada, quantas vezes não me decepcionei! Expectativas frustradas foram devastadoras para a minha alma. Não é a toa que a Bíblia diz que “A esperança que se adia faz adoecer o coração...”(Pv.13.12a). O coração adoecido teve que ser tratado. Chorei e me levantei mais sábio, prudente, mas nunca sem a sede de continuar amando e vivendo.

Na estrada da vida, não foram poucos os dias maus. Tédio, tristeza, túneis escuros, passei por vales da sombra da morte. No coração, a Palavra que fala para nos prepararmos para eles: “Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos” Ec 3.11. Eles existem, passei por eles.

Mas mesmo em meio a tantas dúvidas, o desconhecido, e dias difíceis, uma certeza: Deus estava e está comigo. Essa foi e é a maior certeza que preciso ter.

Quero conhecer o futuro e não ter que lidar com o inesperado, mas Deus mesmo não me dá a conhecer todas essas coisas.Quando os discípulos andavam com Jesus nem sempre sabiam qual era o próximo passo. Eles e nós, vivemos sem saber tantas coisas! Mas o que Ele quer que esteja bem sólido em mim é a promessa de Cristo: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” Mt 28.20b.

Ando para o desconhecido, mas quem está comigo é Amigo conhecido e que me conhece como ninguém. É invisível, mas real! Caminho no deserto, mas sei quem não me abandona, quem caminha com meu coração, quem me garante o renovo. Isso é andar com fé.

Não sou inconseqüente. Sei que não tenho o controle sobre tudo, mas tenho prudência e sabedoria para planejar. Como o sábio falou “O coração do homem traça o seu caminho..” Mas o mais importante é que o versículo continua “...mas o SENHOR lhe dirige os passos” Pv.16.9.

Ando com fé e por isso não ando sozinho. Deus está dirigindo meus passos, mesmo quando não entendo. Quanto mais ando, mais descubro que não preciso entender, preciso crer que por onde eu vá, Ele está comigo.

Que Deus nos abençoe.


Filipe Teles

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Saúde espiritual na enfermidade




Como conversar com um paciente de câncer sobre a importância da assistência espiritual

Por: Eleny Vassão de Paula Aitken

"O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?" (Pv 18.14).

Sombras surgem em um piscar de olhos

Aquele era mais um exame de rotina. Como era chato ter que romper com o corre-corre, adiar tarefas e separar um tempo para ir ao consultório médico. Mas, em nome da saúde, valia a pena. Como sempre, Marisa não esperava nada de novo. Tendo se submetido aos rituais exigidos anualmente, era continuar a correria da vida que não espera ninguém.

Só que dessa vez, foi diferente. Os olhos da médica estavam sombrios, enquanto fazia o ultrassom da sua tireoide. Ela só balbuciou: "Você deve procurar seu médico com urgência. Há nódulos em sua tireóide". Como Marisa, você, provavelmente, também passou por isso. Do nada, surgiu um "carocinho" meio estranho, alguma coisa que não estava lá antes. Algo que não fazia parte de você.

Como lidar com esse susto, quando a estabilidade da vida é abalada pelo desconhecido? Mil pensamentos bombardeiam sua cabeça, sempre pensando no pior. Lembranças de pessoas com câncer veem ao seu encontro, como um mau agouro para quem ainda terá que se submeter a uma biópsia.

E agora, contar ou não para a família? É melhor esperar pelos resultados, para não alarmá-los antes do tempo. Mas sua mente não para: e seu emprego? E quanto às crianças? E os muitos sonhos e planos? E aquela viagem tão sonhada? E o sonho de envelhecer com saúde, independência e disposição? De que lhe valeram todas as horas na academia e os sacrifícios da dieta, se as sombras do câncer estão ameaçando sua vida?

As médicas parecem gêmeas, em sua maneira idêntica de agir. Após a biópsia, o semblante sombrio, o olhar distante e indireto. Palavras não são necessárias para que Marisa saiba a verdade. Arrisca uma pergunta, para a qual já tem a resposta: "É câncer, doutora?".

Agora não são mais suposições, fantasmas ou pesadelos. É a cruel e inegável realidade. Como lidar com um invasor tão sujo e desonesto que surge de repente tirando a sua paz?

Confissões do fundo do poço

O sono vai-se embora, medo e ansiedade tomam todo o seu ser. O poço é fundo, e nem ao menos uma réstia de luz ilumina seu coração abalado. Perguntas gritam do fundo de seu ser: "Deus! Por que eu? Por que agora? O que fiz para merecer isso? Há tanta gente má por aí, porque logo eu, que não faço nada de mais, tenho de sofrer?".

Pode parecer, mas não é só você que está passando por esse deserto escaldante. Homens e mulheres, como você e eu, têm enfrentado "o vale da sombra da morte". Um deserto tão tenebroso que o simples pensamento de atravessá-lo sozinha é apavorante.

Mas ninguém está livre desse tipo de pesadelo. Por mais rico, saudável, poderoso e bem-sucedido, temos todos corpos frágeis. Até mesmo um grande personagem histórico, como Davi, não ficou livre desse sofrimento.

De fato, ele foi um grande rei do passado, poderoso sobre nações, uma pessoa muito especial. Um homem tão amado que o significado de seu nome era "homem segundo o coração de Deus". Mas ele também passou pelo vale.

Em meio à dor, compartilhou sua tristeza dizendo: "Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo. [...] Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração". (Sl 38.6,8) Quando a dor nos esmaga, tendemos a perder a perspectiva, a desistir de lutar e a entregar os pontos. Se isso acontece, nem os medicamentos nem os tratamentos mais modernos da medicina exercem o mesmo efeito sobre a doença. "O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?" (Pv 18.14).

Muitas pesquisas científicas realizadas em todo o mundo comprovam o efeito da fé sobre a saúde física e mental. Mesmo que não saibam bem como explicar, pacientes que têm esperança apresentam maior imunidade orgânica e enfrentam melhor o período de hospitalização, recuperando-se em cerca de um terço do tempo, em comparação com outros pacientes com os mesmos males.

Como disse o sábio Salomão, em seu livro de Provérbios: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos" (Pv 17.22).

O relacionamento que traz esperança

Que tipo de fé é essa? É fé em dias melhores? É fé de que o problema não seja tão grave? É a fé que os médicos encontrarão a cura rapidamente? É a fé que espera por um milagre? Onde, então, buscar esse tipo de fé que traz a esperança que permanece mesmo na dor, dando-lhe razão para viver e forças para lutar?

Esta é a esperança que só pode ser oferecida pela fé no Deus que nos criou, que nos conhece e tem tanto o poder para aliviar as nossas dores como para curar a nossa alma, dando-nos novas forças e vida nova para crescer e sorrir mesmo em meio às sombras da enfermidade.

Esse Deus é alguém pessoal, próximo e que, por nos amar muito, quer ter um relacionamento profundo com cada uma de nós. Esse relacionamento trará sentido ao nosso viver, e uma nova concepção para cada um dos nossos dias.

O seu amor foi além das palavras, pois ele nos deu o seu Filho Jesus, para que, por intermédio de sua morte, tivéssemos vida ao crermos nele. Ao confiarmos em Jesus, temos perdão de todas nossas culpas e a oportunidade de começar uma vida nova e eterna sob os seus cuidados.

É ele quem nos convida: "Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará" (Sl 37.5).

Ao entregar-se a ele, você encontrará a paz que excede todo o entendimento e gozará do cumprimento de sua promessa: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hb 13.5).

O Pastor de nossa alma nos garante: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo..." (Sl 23.4).

Somente com ele poderemos ter saúde espiritual, mesmo em meio à enfermidade, experimentando sua paz, ao dizer: " O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará". (Sl 23.1)

Fonte : www.mundocristao.com.br

sábado, 7 de agosto de 2010

Que deus abençoe os Pais da IPF


Mensagem para o dia dos pais

Por Ricardo Mota
Pastor da IP Central de Uberlândia
Jornalista e Coordenador da Grade de Programação da TV Mackenzie Digital




Fui convidado para falar em um encontro de casais sobre criação de filhos. Resolvi convocar minha esposa Gislane e meus filhos, Tércio e Talita para me ajudarem em algo que chamei de “pesquisa caseira”. Solicitei aos meus filhos que falassem sobre o que eu e a sua mãe erramos e acertamos ao criá-los. Foi muito engraçado, até certo ponto.

Assentados começamos a conversa. Tércio, meu primogênito, casado recentemente com a Carol, liderou a conversa. Aconselhou-me, sob boas risadas, a pegar papel e caneta, pois a lista não seria pequena. Talita, minha dentista predileta, concordou e fez a mesma recomendação. Pensei: isso não vai ser tão simples assim!
Pedi que começassem pelos pontos positivos. Onde acertamos? Alguns elogios foram feitos tais como: ensino sobre os valores do Reino de Deus, assiduidade e comunhão com a igreja, o esforço por um ambiente de respeito, fidelidade, amor, valorização, tempo para o passeio, entretenimentos, abertura para diálogos e, principalmente, os ter levado a Jesus.

Mas, havia críticas também. Notei que as críticas eram direcionadas apenas à figura do pai. - E a mãe de vocês? Perguntei humorado, mas, um tanto quanto indignado. Em meio a risos veio a resposta: - Ela foi perfeita! Você, não.
Tudo bem, vamos à lista: ficar nervoso sem necessidade, exceder na correção, exigir mais do que o necessário, trazer para a lar as vicissitudes do trabalho, e outras coisas semelhantes a estas.

A reunião terminou de forma muito positiva. Louvamos a Deus porque entre os acertos da mãe e alguns erros do pai, lá estávamos louvando ao Senhor. Ao final concluímos que os acertos foram maiores e mais eficazes do que os erros. Graças a Deus! . Hoje, adultos, meus filhos testemunham o valor de tudo que aconteceu durante os anos em que foram educados.

Sobrevivi a tal reunião. Apesar dos erros cometidos, uma virtude que possibilitou o meu coração ser inundado de alegria foi o levar os meus filhos a Jesus.
Na Bíblia, a Palavra de Deus, há uma história edificante de um pai que busca em Jesus a bênção para o seu filho. “Dentre a multidão surgiu um homem falando em alta voz: “Mestre, suplico-te que vejas meu filho...” (Lucas 9.38). Seu filho era atormentado por um espírito que o fazia gritar como doido e o atirava ao chão com fortes convulsões.

Aquele pai tentara ajuda ao filho por meio dos discípulos de Jesus, mas sem sucesso.
Jesus pronunciou as palavras que renovaram a esperança no coração daquele homem: “Traze-me o teu filho” (Lucas 9.41). Jesus curou o menino e o devolveu ao seu pai.

Pai perfeito só Deus. Todavia, é fundamental que um pai viva em prol dos seus filhos. Alguém disse, acertadamente, que o maior presente que um pai pode dar aos filhos, é amar a mãe deles e ser um verdadeiro sacerdote no lar. Um pai deve levar seus filhos a Jesus. Sou grato a Deus, pois, ainda que cometendo erros na criação dos meus filhos, fiz algo muito importante por eles testemunhado: levei-os a Jesus.

OREM EM FAVOR DESTE PROJETO - TODA PRIMEIRA SEXTA DO MÊS

ONTEM DIA 06 DE AGOSTO DE 2010 TIVEMOS A INAUGURAÇÃO DO SEXTA DE PRIMEIRA (MEDICANDO A ALMA). FOI MUITO BOM, ALGUNS PACIENTES ESTAVAM AGUARDANDO O CORAL E PELAS FOTAS DÁ PRA VER ALGUMAS PESSOAS QUE DESCERAM PARA OUVIR. NAS ESCADAS ATÉ O QUARTO ANDAR TINHA PESSOAS QUE VIERAM OUVIR A MENSAGEM CANTADA.
NÃO ESQUEÇAM DE INTERCEDER POR ESTE PROJETO. OREM PELOS CORISTAS, PELA ADRIANE E O CARLOS E PELOS PACIENTES QUE ESTARÃO OUVINDO OS HINOS.





ALGUMAS FOTOS DO - SEXTA DE PRIMEIRA - CORAL IPF



ALGUMAS FOTOS DO - SEXTA DE PRIMEIRA - CORAL IPF



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os Famosos Livros De Auto-Ajuda

Já há bastante tempo os livros de auto-ajuda são um grande sucesso nas livrarias. Diariamente surgem novos lançamentos e com isso muitas pessoas entusiasmadas com esse filão, resolvem virar escritores da noite para o dia.
Algumas dessas obras são interessantes, mas grande parte é “mais do mesmo”. Seus autores, apresentam uma roupagem diferente para os mesmos argumentos que enfatizam a vida cujo centro é o ser-humano.
Não se espante, mas vejo com muito interesse o aumento na vendagem desses livros. Para mim é um sintoma da sede espiritual que todos carregamos dentro de nós. Apesar de alguns romances e as poesias falarem sobre a sublimidade da vida, as pessoas estavam desejosas por ouvir uma voz que as diga os segredos para uma alma repleta e como fazer com que as palavras saiam do papel e entrem para a realidade. O movimento de auto-ajuda veio dizer que isso é possível se seguirmos certos passos e acreditarmos mais em nós mesmos! Não que eu creia nisso, mas fico feliz que as pessoas estão atentas para o fato de que sem a alma plena, não há felicidade.
O que me deixa mais espantado é quando vejo esses movimentos contra a religião. Hoje mesmo li uma notícia sobre um líder ateu, criado em família presbiteriana, que está “desbatizando” as pessoas com um secador de cabelos. Por mais bizarro e inacreditável que seja, movimentos assim percorrem o mundo e têm como filosofia, reduzir tudo a matéria. Segundo alguns, seja o ser-humano ou as coisas, isso nos basta para vivermos uma vida de paz e felicidade. Será que não conseguem olhar para si e nem para a história? Será que ainda não acordaram? Sem o contato com alguém que vai além de nós mesmos, não dá pra viver com a alma farta.
Mais do que a auto-ajuda, precisamos da ajuda do Alto. E graças ao próprio Deus, nós já sabemos que sem Ele a nossa vida não tem a satisfação que ansiamos. O Criador não deu corda no mundo e nos deixou vivendo como quiséssemos sem interferir em nada, sem se relacionar conosco. Em Cristo sabemos que é nele que a existência faz sentido e recebe a felicidade. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11.36.
Nós sabemos disso, mas muitos ainda não. Esses, continuam vivendo suas vidas sedentas procurando em livros, religiões ou na matéria algo que faça sentido e que aplaque essa inquietação do coração. Jesus teve pena dessa multidão “...porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9.36). Por isso ele comissionou eu e você para oferecer a água da vida para os corações sedentos que convivem conosco no trabalho, faculdade, nas mesas de almoço e que por não conhecerem o Deus da graça continuam sem conhecer a verdade que nós já experimentamos.
Compartilhe Jesus. A alma das pessoas precisa.
Que Deus nos abençoe.
Autor : Rev. Felipe Telles Ferreira

Como o não-evangélico traduz as coisas do evangélico 2





Como o não-evangélico traduz as coisas do evangélico 1

Enenem - Exame Nacional Evangélico Neófito de Ensino Medíocre

Vamos lá para mais um,
Exame Nacional Evangélico Neófito de Ensino Medíocre

1. Abandonou Paulo por ocasião da última prisão do apóstolo:

a) Figelo
b) Fineve
c) Fisereno-da-madrugada
d) Fiiceberg

2. Um dos filhos de Arão e Eliseba; pai de Finéias:

a) Eleazar
b) Elesorte
c) Elebingo
d) Mick Jagger

3. Reinou de 37 a 44 A.D. Matou Tiago, irmão de João; morreu comido de vermes:

a) Herodes Engripa
b) Herodes Agripa
c) Herodes Trava
d) Herodes Nega-Fogo-Na-Hora-Agá

4. Pai de dois valentes de Davi:

a) Elsiim
b) Elnaão
c) Eltaalvez
d) Elvoou-Consultar-o-Polvo

5. Macedônio, companheiro de Paulo:

a) Gaio
b) Foia
c) Carvaio
d) Nos-gaio-seco-de-uma-ávore-quaquer

6. Primeiro acampamento de Israel depois de passar o Jordão:

a) Chicobethania
b) Tomsandy
c) Gilgal
d) Djavangélico

7. Um dos filhos de Jafé:

a) Gomer
b) Gagar
c) Guspir
d) Guzinhar-o-calo

8. Irmã de Gileade:

a) Hamolequete
b) Ah moleque!
c) Hapentelho
d) Ha-essesmoços-pobresmoços

9. Filho de Cão e neto de Noé:

a) Vaque
b) Pute
c) Prostitute
d) Mulhé-da-vide

10. Filho de Cão e neto de Noé:

a) Segundão
b) Tempão
c) Horão
d) Pressão-é-inimigão-da-perfeição
Fonte: Verticontes